sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Rock Brasil - Renato Russo

     Rrusso

Renato Manfredini Junior (27.03.1960 - 11.10.1996), mais conhecido como Renato Russo, gostava de fantasiar que fazia parte de uma banda de rock imaginária chamada 47th Street Band, na pele do fictício Eric Russel. De quebra, quis homenagear o iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau, o filósofo inglês Bertrand Russel e o pintor francês Henri Rousseau. Tornou-se Renato Russo. Despontou para o sucesso em Brasília. Professor de inglês, criou em 1978 o Aborto Elétrico, grupo influenciado pelo punk rock inglês.Na adolescência, o líder da Legião sofria de epifisiólise, uma doença óssea rara, que o mantinha preso a uma cadeira de rodas. Foi nessa época que ele começou a pensar em montar uma banda de rock, como uma forma de expressar seu protesto contra as injustiças e vícios da sociedade: "não tínhamos sonhos, ou melhor, só tínhamos sonhos!", explica Bonfá sobre as realizações do grupo.

Em 1982, saiu do Aborto e montou a Legião Urbana, a maior banda brasileira de todos os tempos, superando a Marca de 1 Milhão de cópias em todos seus discos, nenhum ficou abaixo dessa marca.Poucos artistas conquistaram um público tão apaixonado.

      LU

Renato Russo e suas composições tinham brilho especial, em meio à efervecência do rock de Brasília nos anos 80. O vozeirão grave e as letras simples e diretas aproximavam as pessoas de suas músicas. "Ele tinha o jeitão de um cara normal. Não era bonito, mas chamava a atenção. Através das letras, ele escrevia coisas muito pessoais, mas que encontrava eco no jeito como as pessoas se sentiam", explica Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu e fã do trabalho de Renato.
Sobre o talento individual de Renato Russo, ela compartilha da opinião da crítica musical, que sempre o considerou um intérprete muito bom, pelo sentimento com que cantava, fato que fica mais claro em seus projetos solos e quando fazia versões de canções de outros artistas. "Ele é do tipo de cantor que conserta qualquer música", conta a Fernanda.

    LU2

Renato doente

Ao contrário de seu contemporâneo Cazuza, Renato Russo nunca revelou publicamente que contraiu AIDS, doença com a qual conviveu durante seis anos.Ele também enfrentou problemas com álcool e drogas ao longo da carreira. A turnê do disco V foi cancelada um mês após ter começado, para que o vocalista se recuperasse.O HIV, porém, foi deixando Renato Russo descrente da vida. Ele se fechou em seu apartamento nos últimos dias de vida. Perguntado sobre a maior maldade que teria feito, Renato respondeu: "Não admitir que as pessoas se preocupavam comigo".

Renato morreu vítima de broncopneumonia, septicemia e infecção urinária, decorrentes da Aids, depois de seis anos como portador do vírus HIV. Depois de sua morte, não faltaram homenagens de fãs e artistas: discos, livros, clones, shows. Como todo roqueiro que morre cedo, Renato Russo virou mito.

Abaixo, como faço toda semana, deixo um video, e algumas músicas para ouvirem.

Pais e Filhos ao Vivo:

Ainda é Cedo - Legião Urbana

A Cruz e a Espada - Renato Russo e Paulo Ricardo

Eduardo e Mônica - Legião Urbana

Faroeste Caboclo - Legião Urbana

E por Hoje é Isso, se quiserem ver por aqui a História de algum Roqueiro que ainda não foi postada, deixem sua sugestão nos comentários.

E Viva o Rock!

0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo