sábado, 30 de agosto de 2008

Jimi Hendrix Simplesmente o Cara...

Johnny Allen Hendrix esse é nome do cara , depois renomeado para James "Jimi" Marshall Hendrix que nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942 . Esse cara ai foi um guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano conhecido e considerado um dos melhores e importantes guitarrista da historia do rock.Ele tinha inspirações em inovações de grandes músicos de blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker.

Jimi ainda hoje é considera por muitos inclusive por esses que estar escrevendo como o melhor guitarrista de todos os tempos. Ele ajudou a melhorar a tradição da guitarra no rock , Jimi fazia aquilo que outros guitarristas não conseguiam fazer naquele tempo ele usavas os efeitos criados por outros guitarrista e fazia vou usar uma palavra se encaixa na discrição “um puta som” isso era o que Jimi Hendrix fazia com sua guitarra.Jimi não era somente um guitarrista era também um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas idéias musicais. Assim, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Jim Morrison(dos The Doors), Chuck Berry, John Lennon e Paul McCartney (dos Beatles), Elvis Presley, Bob Dylan e Mick Jagger (dos Rolling Stone.

Sua Juventude:

Jimi cresceu em uma família instável, ele era tímido e sensível e era responsável por seu irmão mais novo Leon Hendrix , Jimi que sofreu com o divorcio de seus pais em 1951 e a morte de sua mãe em 1958, quando ele tinha 16 anos. Seu pai Al deu-lhe um ukelele (instrumento de 4 cordas, introduzido no Havaí pelos portugueses no século XVII), e posteriormente comprou, por US$ 5, uma guitarra acústica, pondo-o no caminho da sua futura vocação. Depois de tocar com várias bandas locais de Seattle, Hendrix alistou-se no exército, juntando-se à 101-a Divisão Aerotransportada (101st Airborne Division) baseada em Fort Campbell, Kentucky, a 80 km da cidade de Nashville, no Tennessee, como pára-quedista. Serviu por menos de 1 ano e recebeu dispensa médica após fraturar o tornozelo em um salto. Mais tarde ele diria que o som do ar assobiando no pára-quedas era uma das fontes de inspiração para o seu som "espacial" na guitarra.

Sua Carreia:

Em 14 de outubro de 1965, Hendrix assinou um contrato de gravação por três anos com o empresário Ed Chaplin, recebendo US$1 e 1% de direitos em gravações com Curtis Knight. Este contrato causou mais tarde sérios problemas entre Hendrix e outras companhias de gravação.

Devido à excelente repercussão de suas performances com Little Richard Jimi consegue um contrato de dois anos com a gravadora Columbia. Rapidamente deixa de ser figurante e monta sua própria banda, Jimmy James and The Blue Flames. O jovem guitarrista canhoto chama a atenção não apenas pelos solos imprevisíveis e de estilo inédito até a época, mas também pela extrema habilidade em tocar a guitarra com os dentes ou nas costas.

Chas Chandler, baixista do grupo The Animals, ouve a banda e se impressiona, pede a Jimi para ser seu empresário e passa a divulgar a banda na Inglaterra. A única condição de Hendrix foi a de que, chegando a Londres, fosse apresentado a Eric Clapton, no que foi prontamente atendido por Chandler. A admiração entre Hendrix e Clapton foi mútua, apesar dos estilos diferentes. Mitch Mitchell é chamado para ser o baterista da banda, rebatizada de The Jimi Hendrix Experience. Logo gravam três singles, Hey Joe, Purple Haze e The Wind Cries Mary, seguidos de extensa divulgação em rádios e tvs inglesas. Em abril de 1967 sai o seu primeiro LP, Are You Experienced, um clássico do rock de todos os tempo. Após uma turnê como banda de apoio na Europa fazem sua estréia na America no Monterey Pop Festival na California, logo após seguindo em turnê americana como banda de abertura dos Monkees.

Ainda em 1967 sai o segundo álbum, Axis: Bold as Love, logo seguido por Electric Ladyland (em janeiro de 1968) que continha o hit All Along the Watchtower de Bob Dylan. Segue-se uma fase de muitas participações de Hendrix como músico ou compositor em discos de artistas diversos. A banda Experience é desfeita e Hendrix monta uma nova banda com Mitch Mitchell, Billy Cox, o segundo guitarrista Larry Lee e os percursionistas Juma Sultan e Jerry Velez. O novo nome da banda é Gypsy Sons. Logo Mitch Mitchell seria substituído por Buddy Miles e a banda mudaria de nome para Band of Gypsys.

Sua morte:

Em 18 de setembro de 1970 Jimi Hendrix entrou em coma em um quarto de hotel de Londres, sozinho, sendo encontrado desacordado por uma equipe de paramédicos. A caminho do hospital foi constatada a sua morte em virtude de sufoca mento por seu próprio vômito. Existem muitas controvérsias sobre a real causa da morte, mas provavelmente Hendrix sofreu uma overdose de pílulas tranqüilizantes.


“Jimi era sensacional em o que fazia com sua mera guitarra, alguns dizem que ele tocava com sua guitarra desafinada outros dizem que era um mero som, mais o que eles não dizem é o que o cara fazia um som que na época ninguém era capaz de fazer.”

Obras Primas do Rei Jimi Hendrix:


Jimmy hendrix - Voodoo child


Jimi Hendrix - Purple Haze



Jimi Hendrix - Foxy Lady





0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo