sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Origem do Rock and Roll.

Blues + Jazz = Rock 'n Roll

Música negra (Blues): A base do rock. Os negros escravos trazidos da África, para as plantações de algudão nos EUA, criaram o Blues, inicio do século XX. Ess ritmo era focado no vogal e tinha como base o violão. A música é melancólica, tendo amores desfeitos e a bebida como tema. Inicialmente, o ritmo tinha a função de aliviar o trabalho duro imposto aos escravos. Com a abolição da escravatura, os negros se dispersaram e alguns foram para as cidades, levando consigo os cantos de blues. O aparecimento deste novo proletáriado teve como consequência direta a grande procura por divertimentos: lojas de bebidas sala de jogos, casa de prostituição - locais onde a música dava a tônica
Desenvolvia-se também a música gospel negra, que embora obedecendo as escalas de blues, caracterizavam-se por rítmo frenético ou mesmo sensual, canções de redenção e esperança para um povo oprimido. A música era acompanhada por piano ou órgão.

Principais representantes do blues:
Sonny Boy Williamson: grande gaitista.



Bessie Smith: A maior de todas as cantoras de blues. Veja no vídeo a bebida...



Bo Didley: Precursor da batida do rock.

Música branca (Jazz): Enquanto o blues tomava seu rumo. Nas grandes cidades se tocava o jazz. Baseado na improvisação e marcado por bandas maiores e arranjos mais elaborados, com precursão e instrumentos de sopro. A música era vibrante, entusiástica. Embora criado por negros, o ritmo caiu na graça do brancos. Sendo tocado em muitos bailes.

Principais precursores do jazz:
Miles Davis


John Coltrane



A Fusão: o êxodo rural, provocado pelo desenvolvimento das indústrias e a economia de guerra, havia levado mais gente para as cidades, forçando a convivência entre negros e brancos. Favorecendo a influência mútua entre a música negra (blues e seus derivados) e a música branca (principalmente country e jazz). Da fusão do blues original com os rítmos mais dançantes dos brancos surgiu o rhythm and blues (R&B), que levou a música negra ao conhecimento da população consumista.
No pós 2ª Guerra Mundial, os EUA saíram como grande potencial mundial. O sofrimento da guerra foi aliviado com a música, prezando o gozo da vida. Unindo a isso, temos uma população estadunidense mais consumista e com mais dinheiro para gastar. Esses fatores propiciaram a divulgação do rock ‘n roll primitivo.
Com o forte consumismo, baseado no “american way of life”, os jovens passaram a ter maior liberdade de escolha, assim como produtos destinados exclusivamente a eles. Esses se sentiram atraído pelo R&B, negando a música branca de seus pais.
A aceitação deste tipo de música pelo público de maior poder aquisitivo levou a incipiente indústria fonográfica da época a investir na evolução do estilo e procura e contratação de novos talentos, principalmente na procura de um jovem branco que pudesse domar aquele estilo aliando a ele uma imagem que pudesse ser vendida mais facilmente. Tornaram-se comuns os relançamentos de versões de músicas dos negros re-gravadas por artistas brancos, que terminavam por tirar os verdadeiros criadores do estilo do topo das paradas.
Houve uma revolução nos costumes, o sexo passava a ser considerado diversão. As canções de amor por pressão do público comprador passavam a dar lugar a letras mais sacanas, embora muitas vezes fosse necessário criar versões atenuadas de versos mais diretos.

Sobre a origem, assemelha-se do Funk Carioca. Este estilo também foi criado pelas camadas mais pobres da cidade, tendo atraído primeiramente o público jovem, até os ricos. Sendo considerado vulgar pela sociedade conservadora, por suas letras sacanas e dança sensual.

O Criador: Não foi Elvis, Chuck Berry ou Bill Haley o criador do Rock. Apesar de ser um estilo musical de origens diversas e marcado pela complexidade. O disk jokey Allan Freed, radialista de programas de rhythm and blues de Cleveland, Ohio, que primeiro captou e investiu na carência do público jovem consumista por um novo tipo de música mais energética e primeiro percebeu o potencial comercial da música negra. Foi o que “inventou” o termo “rock and roll”
OBS: “Rock and Roll” era uma gíria dos negros estadunidenses, referente ao ato sexual. O disk usou o termo, dando o nome do novo estilo musical.
Ele criou um programa de rádio, que divulgava o R&B, e mais tarde o rock.

Precursores do R&B:

LaVern Baker

Na Inglaterra, The Animals, The House Of The Rising Sun.



É isso, continua. Abraços


Fonte: http://whiplash.net/materias/historia/000080.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhythm_and_blues
http://www.ejazz.com.br/ojazz/default.asp
http://guia.mercadolivre.com.br/origem-historia-blues-so-faceis-tocar-mas-dificeis-interpretar-jimi-hendrix-14815-VGP



Fala gente, ai eu não consegui obter som deestes videos pelo Opera, apenas pelo fire fox, não sei dizer se é apenas o navegador ou meu pc....mas ta ai o aviso indico o fire fox!

Valeu!

0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo