segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Especiais do Rock apresenta “Grandes Eventos do Rock"


Hoje vou dar inicio nova série “Especiais do Rock” com o tema “Grandes Eventos do Rock”, e o evento escolhido de hoje é o Woodstock.


WOODSTOCK – SEXO, DROGAS E ROCK N’ ROLL

O Woodstock foi um dos principais eventos da história da música mundial, e o mais importante de sua época. O evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque. Os organizadores do evento haviam projetado que cerca de 50 mil pessoas compareceriam ao evento, porém, o evento superou totalmente as expectativas e estima-se que mais de 400 mil pessoas compareceram ao evento.

Os artistas que participaram do Woodstock eram ligados diversos estilos musicais que de alguma forma se relacionavam com as propostas do movimento hippie: o folk, com seu pacifismo e sua contundente crítica social, o rock, com sua contestação ao conservadorismo dos valores tradicionais, o blues, com sua melancolia que havia décadas já mostrava as contradições da sociedade norte-americana, a cítara de Ravi Shankar, representando a presença marcante da influência oriental na contracultura, entre outros.

Todo o evento provocou uma grande balbúrdia, com rodovias congestionadas e Bethel sendo ocasionalmente considerada "área de calamidade pública". O Festival de Woodstock representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60, e foi o auge da era hippie. Para alguns, não foi somente o auge, mas também o fim do movimento, ou o início do fim. O que surgiu como contracultura, ou seja, como oposição à cultura de massas, ao estabelecido, ganhou tanta visibilidade que acabou por se tornar a cultura hegemônica entre a juventude ocidental, perdendo a essência contestatória que levava consigo para se incorporar à sociedade de consumo.

O Festival foi idealizado por quatro jovens, John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang. A combinação que ocorreu entre os jovens foi a seguinte: Roberts e Rosenman eram milionários, mas não tinham ideias interessantes para investir suas fortunas, e Kornfeld e Lang tinham muitas ideias interessantes, mas não tinham dinheiro. Então juntaram-se e resolveram idealizar o Woodstock.
Os jovens foram tidos como loucos quando disseram que iriam realizar o maior evento da história da música e reunir pela primeira vez 100 mil pessoas em show, mas conseguiram muito mais. O lema do Woodstock era “Três Dias de Paz e Música”. Os jovens disseram que o Woodstock não deveria ser pensado como a construção de palcos, assinatura de contratos ou venda de ingressos, o Woodstock deveria ser um estado de espírito, uma evento para marcar época e entrar para a história.

Simplesmente o melhor evento e mais importante da história da música. Alguns dos diversos artistas que se apresentaram no festival que merecem destaque foram: The Who, Janis Joplin, Bob Dylan e Jimi Hendrix.

Incríveis aproximadamente “Meio Milhão de Pessoas” compareceram ao evento para os 3 dias de “MENTES ABERTAS, AMOR LIVRE, DROGAS LIBERADAS E MUITO ROCK!

Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock '94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker. Outra edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de "paz e amor" do Woodstock original.

O Woodstock foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60.

0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo