segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Conhecendo um pouco a mais do hard rock

Fala pessoal!

Como o objetivo do Rock dos lokos é Trazer um pouco de conhecimento musical para as pessoas, resolvi fazer uma lista com os discos principais do hard rock, para que esse estilo chegue a mais gente. Esse é o primeiro post de uma série que nós farei, com os principais álbuns de cada estilo do rock. Para alguns a lista talvez pareça óbvia, mas como ninguém nasceu sabendo, é sempre bom indicar estes álbuns clássicos.
Outra coisa: por ser pequena, a lista com certeza é injusta. Muita coisa boa não foi incluída, mas ainda assim, transmite uma ótima noção do que foi o hard rock. ;)
Chega de papo, vamos à lista:


Van Halen - Van Halen (1978)
Quando os irmãos Edward e Alex Van Halen resolveram trocar entre si a bateria e a guitarra, não tinham idéia da importância daquele caminho por onde iam. Fundaram o Van Halen, e deixaram sua marca na música logo com este impressionante disco de estréia. Os riffs de Eddie e Roth imprimem ao álbum uma característica vibrante. Das buzinas de carro que anunciam Runnin' With The Devil à arrasadora On Fire, o disco é uma mistura insuperável de elegância sonora e letras lascivas. Destaque para o show particular de Eddie Van Halen em Eruption. Sem dúvida um clássico do hard rock.




AC/DC - Back In Black (1980)
Esse álbum pode ser considerado um dos pilares do hard rock, pois captura toda a essencia do mesmo em todas suas 10 faixas. Os sinos que anunciam a intensa Hell's Bells já mostram o poder de imersão deste disco. Esse foi o primeiro trabalho da banda com o vocalista Brian Johnson, após a morte de Bon Scott. Mas ao invés de fazer um álbum sombrio, os australianos optaram por fazer um disco vibrante, divertido e intenso, nas raízes do puro hard rock.

Os riffs dos irmãos Young marcam Back In Black, e aliados ao vocal competente de Johnson, eternizaram as músicas do cd, como a própria Back in Black, You Shook Me All Night Long e Shoot to Thrill. Ainda encontraram tempo para alfinetar os críticos do rock, com Rock and Roll Ain't Noise Pollution. Essencial.




Guns N' Roses - Appetite for Destruction (1987)


Se eu fosse definir esse álbum em 2 palavras, seriam "obra prima". Esse foi o primeiro trabalho do Guns N' Roses, e foi logo o que catapultou a banda para a fama mundial. O disco, que continua sucesso de vendas até hoje, curiosamente não foi um sucesso imediato. Apenas depois que o clipe de Welcome to the Jungle passar na MTV às 4 da manhã em um domingo, que os fans de rock começaram a pedir o vídeo em massa. Também rendeu à banda o título de "mais perigosa do mundo", após 2 fans morrerem em um show da turnê de Appetite.
O sucesso se deve aos vocais diferentes de Axl, aos riffs geniais de Slash e às músicas, todas incríveis. Algumas foram eternizadas, como Welcome to the Jungle, Sweet Child O' Mine e Paradise City. Toda a vulgaridade obscena e a postura cool do Guns está contida nesse disco, cujo sucesso a banda jamais conseguiu igualar. Um fenômeno do hard rock.





Bon Jovi - Slippery When Wet (1986

O terceiro álbum de estúdio do Bon Jovi, e o que os lançou definitivamente nos EUA. Slippery apresenta a banda em sua melhor forma, ou seja, no auge de sua fase hard rock. E rendeu para eles diversos discos de platina. Pode-se dizer que com esse álbum o Bon Jovi conseguiu o que até então era impensável: atrair as mulheres para o hard rock.
A energia de Jon mesmo nos vocais mais agudos, as letras facilmente identificáveis e os sintetizadores com melodias contagiantes contribuíram para o estrondoso sucesso do álbum. O guitarrista Richie Sambara solava fantasticamente, e imprimiu essa característica marcante no disco em músicas como Wanted Dead or Alive, Let it Rock e Livin' on a Prayer, todas clássicos do hard rock. Definitivamente, esse álbum é um dos frutos mais doces do gênero.

Kiss - Alive! (1975)


O Kiss passava por dificuldades. A banda não estava tendo bom retorno financeiro, apesar de toda a sua teatralidade e pirotecnia no palco. A gravadora deles ia mal e o futuro era incerto. Eis que a banda lança Alive, e toda a situação muda. Os shows lotavam e as vendas iam muito bem, obrigado. Não é difícil entender o motivo do sucesso. As letras divertidas e os riffs de guitarra criaram verdadeiros hinos não só do hard rock, mas do próprio rock n' roll. É difícil encontrar alguém que não conheça Rock and Roll All Night e Strutter.
Supostamente, o álbum foi gravado ao vivo. Então pode-se dizer que os fans se desapontaram quando descobriram que a banda havia feito tudo em estúdio, e inserido os barulhos da platéia. O Kiss argumentou que só fizeram isso para corrigir erros e deixar a experiência mais divertida. De fato, eles conseguiram. Não importa como: Alive! é um álbum divertido e sólido, uma pérola do hard rock.



Black Sabbath - Paranoid (1970)

Ao contrário do que a maioria pensa, Black Sabbath não foi uma banda de metal, nunca se consideraram isso. Mas é inegável que seu trabalho pavimentou o caminho para o gênero. Paranoid, segundo álbum da banda, é talvez o disco do BS que mais se destaque nesse sentido. Os riffs intensos e objetivos de Tony Iommi, juntamente com os vocais únicos de Ozzy e a percussão mais lenta, deram um tom sombrio ao álbum, garantindo à banda o título de "pais do metal".
A música War Pigs originalmente dava nome ao disco, mas a gravadora trocou o nome para Paranoid devido à proximidade com a guerra do Vietnam. As músicas Iron Man, Paranoid e War Pigs são consideradas clássicos do metal. Também pudera, a banda é legítima representante do hard rock cru e pesado, que se fundou as bases para o metal, e justamente por isso esse é um dos álbuns mais importantes não só do hard rock, mas de todos os tempos.


Led Zeppelin - IV (1971)


Primeiramente: tudo do Led Zeppelin merece ser ouvido. Só que no meio de tanta coisa boa, um trabalho se destaca: o quarto álbum de estúdio do Led. O disco é o terceiro mais vendido na história, com 23 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA, e consagrou o Zeppelin como uma das bandas mais importantes que já existiram. Para isso nem precisou de um nome oficial. O guitarrista Jimmy Page se refere ao álbum como "o número quarto, só isso".
O disco apresenta toda a genialidade de Page na guitarra, assim como de Robert Plant nos vocais, únicos na época. Entre as faixas, destaque para Black Dog, Rock and Roll e para a antológica (e linda) Stairway to Heaven. Houve até um movimento que pedia essa música como hino nacional dos EUA. Com uma sonoridade incrível, o disco arrebentou nas paradas de sucesso pelo mundo afora, e até hoje suas músicas marcam presença nas rádios de classic rock. Sem dúvida um dos mais importantes, senão o mais importante, discos do hard rock e de toda a música. Um álbum genial e essencial.

0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo