quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Astros do rock - Jeff Beck


Que desafio!! Escrever sobre Jeff Beck é uma grande “responsa”. Muitos amam, outros odeiam, mas uma coisa é inegável: o som desse cara, nascido em 1944, em Surrey, na Inglaterra, é único, é inovador, é diferente, é de tirar o chapéu!!
Sua história é emocionante, cheia de detalhes, com a presença de grandes nomes da música, interligando diferentes fatos com a formação de bandas famosas que continuam até hoje. Vale a pena ler e conhecer mais sobre ele!


Com 08 anos de idade, no período pós 2ª Guerra Mundial, os pais de Jeff Beck ouviam muita música e resolveram colocá-lo em aulas de piano que tomavam 02 horas por dia. Num certo momento Jeff “arrancou” uma das teclas pretas do piano de sua mãe e as aulas acabaram por aí. Logo em seguida teve aulas de violino e violoncelo com um tio da família (provavelmente veio daí a sua influência clássica), mas também não deu muito certo.


Com 13 anos comprou a sua 1ª guitarra (uma Fender) e ligou atrás do “rádio” de seu pai, tentando tirar alguns sons e com 15 anos entrou para a sua 1ª banda, chamada “Deltones”. Foi nessa época que conheceu o amigo Jimmy Page, através de sua irmã que estudava com Jimmy e disse para ele que seu irmão também tinha uma guitarra Fender. A partir daí se encontravam sempre para tocar.


Em 1962, com a explosão do Blues com sons de Ottis Rush, Buddy Guy, Jimmy Reed, etc. influenciando também o guitarrista Eric Clapton, Jeff Beck ficou “antenado” e já fez sua 1ª opção dizendo que preferia o estilo “selvagem” de Buddy Guy. Em 1963, seguindo este caminho Jeff entrou para a banda “Tridents” onde começou os seus “experimentos” e “inovações” com a guitarra.


Em 1965 Eric Clapton tinha saído da já famosa banda “Yardbirds” e o 1º convite para novo guitarrista foi feito para Jimmy Page que na época já tinha contrato com bandas como The Kinks e Stones e resolveu indicar o amigo Jeff Beck para a banda. Jeff ficou 18 meses nos Yardbirds levando a banda para um sucesso ainda maior devido ao seu desempenho como guitarrista. Foi como disse recentemente o fundador da banda, Mr. Chris Dreja: “O período mais criativo dos Yardbirds foi com Jeff Beck.” Detalhe: nos últimos 05 meses na banda Jeff foi acompanhado por Jimmy Page, que no início tocou baixo e depois foi para a guitarra, sendo em seguida o substituto de Beck nos Yardbirds. Beck saiu da banda porque estava exausto e frustrado, ele buscava algo mais, musicalmente falando.


Em 1966, após sair dos Yardbirds, Beck chamou os amigos Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo) e Keith Moon (bateria) e gravou a música “Beck’s Bolero”, que foi o lado B de seu 1º “single” chamado “Hi Ho Silver Lining”. Alguns dizem que foi daí que surgiu o “embrião” do Led Zeppelin (Page e Jones).


Depois do “single” formou a banda “The Jeff Beck Group” chamando Ron Wood (depois Rolling Stones) para o baixo e o “futuro frontman” Rod Stewart para os vocais, além de Aynsley Dunbar para a batera. Com esta formação lançou o seu 1º disco chamado “Truth” (1968), que ficou conhecido como o precursor do “heavy rock”. Em seguida, com a entrada de Nicky Hopkins (teclados) e Tony Newman (bateria), lançou “Beck-Ola” (1969) e seguiu em turnê pelos E.U.A. Em 1970 Rod Stewart e Ron Wood saíram da banda para formar o grupo “Faces” e o Jeff Beck Group acabou. Neste mesmo ano Beck sofreu um sério acidente de carro (outra de suas paixões) e recuperado, em 1971, formou uma nova banda com o tecladista Max Middleton, o baterista Cozzy Powell, o baixista Clive Chaman e o vocalista Bobby Tench gravando 02 álbuns: “Rough and Ready” (1971) e “Jeff Beck Group” (1972), sem muito sucesso (aliás ele nunca buscou muito isso!).


Com a dissolução da banda Cactus, em 1972, Jeff Beck chamou Tim Bogert (baixo) e Carmine Appice (bateria) para formar o grupo BBA (Beck, Bogert, Appice) lançando os discos “Beck, Bogert & Appice” (1973) e “BBA Live in Japan” (1973), este último lançado somente no Japão. Curiosidade: Tim Bogert foi professor do Ricky Furlani no Musicians Institute, em Los Angeles, na Califórnia.


Após um tempo parado, em 1975 Jeff convidou o produtor George Martin (ex-Beatles) e lançou dois de seus mais famosos LP’s, incursionando pelo som instrumental-jazz e obtendo enorme sucesso com os álbuns “Blow by Blow” (1975) e “Wired” (1976), sendo que estes foram os discos de rock instrumental que mais venderam em todos os tempos!! Aproveitando este momento Jeff se uniu ao tecladista Jan Hammer (ex-Mahavishnu Orchestra) e gravou a turnê de Wired, lançando “Jeff Beck with Jan Hammer Group – Live” (1977).


Em 1980, ainda com a contribuição de Jan Hammer, Jeff lançou “There and Back” e só voltou a gravar em 1985 com o álbum “Flash” que marcou o retorno da parceria Beck – Rod Stewart no clássico “People Get Ready” e que também rendeu o prêmio Grammy de Melhor Música de Rock Instrumental com “Escape”.
Até 1989 Jeff Beck tocou em álbuns e shows de diversos artistas como Tina Turner, Mick Jagger, Stanley Clarke e Diana Ross, mas sempre foi atrás de “novos sons”, novas experiências musicais, buscando um estilo próprio. Foi daí que surgiu o disco “Jeff Beck’s Guitar Shop” (1989) com Terry Bozzio (ex-Frank Zappa) na bateria e Tony Hymas nos teclados. Este disco deu o 2º Grammy para Jeff Beck como Melhor Álbum de Rock Instrumental. Curiosidade: deste disco Jeff fez uma turnê onde chamou Stevie Ray Vaughan para acompanhá-lo nas guitarras!


Em 1991 foi lançada a caixa “Beckology”, com 03 cd’s e um livreto com toda a história e músicas de Jeff Beck em suas diversas “fases”, desde os Yardbirds até o cd “Jeff Beck’s Guitar Shop”. Em 1993 Beck gravou “Crazy Legs”, uma homenagem ao seu ídolo do “rockabilly” Gene Vincent e seu guitarrista Cliff Gallup.

Só em 1999 Beck voltou com o disco “Who Else!” onde mostra com intensidade o seu interesse pela música eletrônica.

Dois anos depois lança “You Had It Coming” (2001), também recheado de eletrônica e que lhe conferiu o 3º Grammy pela música “Dirty Mind”, escolhida como Melhor Rock Instrumental.


Seu último trabalho se chama “Jeff” (2003) e demonstra a fascinação de Beck pela música eletrônica e o seu envolvimento com músicos jovens de hoje, sempre inovando, sempre buscando um diferencial em sua música.

Como Jeff Beck já disse: “Usando a mesma guitarra que muitos usam há 50 anos eu busco meios de tirar sons que ninguém nunca ouviu. Adoro quando as pessoas escutam minha música e não sabem que instrumento estou usando. Toco deste jeito porque consigo tirar os sons mais “doentes” possíveis. Não ligo para regras, se eu não quebrar as “regras” no mínimo 10 vezes em cada música, então não estou fazendo meu trabalho direito!” 

Um dos seus trabalhos que trago para Download é o CD Truth 

 sharebee -Badongo - zSHARE

Valhe a pena o download!

DISCOGRAFIA:
Truth (68)
Beck-Ola (69)
Rough & Ready (71)
Jeff Beck Group (72)
Beck, Bogert & Appice (73)
BBA Live in Japan (73)
Blow by Blow (75)
Wired (76)
Jeff Beck with Jan Hammer Group – Live (77)
There and Back (80)
Flash (85)
Jeff Beck’s Guitar Shop (89)
Beckology (91)
Crazy Legs (93)
Who Else! (99)
You Had It Coming (2001)
Jeff (2003)



Curta mais um pouco deste Grande monstro do Rock "n Roll

Recentemente uma rádio fez uma pesquisa mundial com uma série de críticos e Jeff Beck foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

Valeu!

0 comenta ai porra:

 
©2007 Rock dos lokos Por Cláudio Farinazzo